ADMA-G: Analisador Dinâmico de Movimento Automotivo com DGPS
Medição contínua
O sistema de giroscópio ADMA (Analisador Dinâmico de Movimento Automotivo) foi desenvolvido especialmente para teste dinâmico de veículos. Usando o ADMA-G todos os movimentos dinâmicos de um veículo como aceleração, velocidade, posição, velocidade angular e inclinação do veículo podem ser acompanhados com máxima precisão.
O ADMA-G mede continuamente tanto a aceleração quanto a posição nos três eixos e a inclinação, escorregamento e inclinação frontal de um veículo em movimento. O sistema pode também ser usado para cálculo dinâmico da velocidade. O ADMA-G é uma versão sofisticada da versão ADMA com um GPS integrado para medidas de alta precisão.
Características
O conjunto é implementado em tecnologia de fixação sem partes móveis e, portanto é extremamente robusto e resistente a choque e vibração. Adicionalmente, todos os componentes para geração de dados DGPS (antenas, link de rádio,…) são fornecidos.
Os algoritmos de cálculo são otimizados para testes dinâmicos de veículos como movimentos circulares e sinuosos (slalom) e levam em conta a aceleração gravitacional e rotação da Terra. Adicionalmente ao receptor DGPS, um sinal externo de velocidade (hodômetro ou Correvit) pode ser conectado para melhorar a precisão dos dados de posição e estabilidade do ângulo de inclinação frontal. O filtro estendido Kalman junta os dados do sensor externo com o do interno para atingir uma saída de alta frequência bem como de alta precisão. Deste modo, a precisão posicional na faixa de centímetros pode ser obtida enquanto o veículo está em movimento mesmo com a perda temporária do sinal do GPS.
A saída de dados é transmitida via um barramento CAN. Assim, a troca de dados com quaisquer outros sistemas de aquisição de dados pode ser realizada facilmente. Além da operação simples, a sincronização com outros sinais de medição está assegurada.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS |
Taxa de transferência de dados: até 1.000 Hz |
Latência de dados < 1 ms |
Retransmissão de dados de correção de GPS via Ethernet para operação com múltiplos veículos |
Cálculo de dados relativos *(ex. distância) via WiFi em tempo real para operação com múltiplos veículos |
Configuração possível também via Ethernet |
Saída de dados via 5 interfaces CAN e via Ethernet |
Sinal de sincronização DAQ com GPS síncrono com clock de alta velocidade |
6 entradas analógicas para gravação de sinais analógicos |
Aquisição de sinais de sensores externos via barramento CAN |
Saída de dados puros de GPS via interface Etherenet |
Interface para GPS (indoor) |
Opção para antena dual para GPS |
APLICAÇÕES |
Análise dinâmica de condução de veículos |
Ajustes de sistemas de chassis |
Teste de comportamento em estrada |
Análise cinemática e elasto-cinemática |
Verificação de modelos de simulação |
Navegação com robôs de condução de veículos |
Testes de aceleração/desaceleração |
Teste de pneus |
Comportamento em estradas |
Aquisição de dados GIS |
Certificação ABS / ESP ISO262662 |
Teste ADAS ( Advanced Driver Assistance Systems): ACC, FCW, AEB, LDW, LKA, … |
Versões
Applications | ADMA-G PRO+ | ADMA-G ECO+ | ADMA-G ECO | ADMA-G EntryLevel+ | ADMA-G EntryLevel |
Testes gerais dinâmicos em veículos | √ | √ | √ | √ | √ |
Teste dinâmico de veículos de acordo coma as normas ex. mudança de faixa ISO, teste de estabilidade circular, retorno em U | √ | √ | √ | ||
Determinação de desvio de rota | √ | √ | √ | √ | √ |
Medição de ângulo de escorregamento lateral | +++ | ++ | ++ | + | + |
Medição Frenagem/Aceleração | √ | √ | √ | √ | √ |
Ajuste de Chassis | +++ | ++ | ++ | + | + |
Validação de sistemas de auxílio a condução, ex. ACC, FCW, AEB, LDW, LKA | +++ | ++ | ++ | + | + |
Avaliação de sensores inerciais | √ | √ | √ | √ | √ |
Certificação ABS/ESP ISO 26262 | √ | √ | √ | √ | √ |
Analise de conforto de condução | √ | √ | √ | √ | √ |
Validação de modelos de simulação | +++ | ++ | ++ | + | + |
Navegação com robôs de direção | √ | √ | √ | √ | √ |
Comportamento em estradas | √ | ||||
Analise de rota | √ | ||||
Test drives’ em ruas públicas | √ | ||||
Robustez contra interferência no GPS | +++ | ++ | ++ | + | + |
Composição do sistema
O sistema composto de:
- três giroscópios de fibra ótica (não afetados pela aceleração) para detecção de movimentos rotacionais;
- três servo-acelerômetros para determinar a aceleração;
- um receptor GPS interno para atualização precisa de posição com correções SBAS ou RTK-DGPS*;
- uma unidade de processamento de 32 bits que calcula continuamente a orientação angular e posição através dos sinais de sensores internos e informações extrenas (ex. sensores de velocidade).
- SBAS (Satellite-Based Augmentation System) – RTK (Real Time Kinematics) – DGPS (Differential Global Positioning System)
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